Escola Rural Rolf Weinberg

Ensino Fundamental e Ensino Médio com Técnico

Concebida nas mesmas bases da Escola Rural Tina Carvalho, a Escola Rural Rolf Weinberg é a segunda escola rural estabelecida pela Fundação, em 1990, com o objetivo de atender a jovens e adolescentes das zonas rurais de Mata de São João/BA, Pojuca/BA e outros municípios inseridos no raio aproximado de até 150 Km.

A Unidade foi batizada com o nome de um grande amigo do Fundador, o qual exercera importante papel no início das relações comerciais da FERBASA com o mercado exterior, especialmente junto ao Japonês, cujos resultados renderam à Companhia uma parceria estratégica que perdura há mais de 3 décadas.

A esposa de Rolf, Dona Regina Weinberg, desempenhou papel igualmente importante na vida de José Carvalho.

Além de grande amiga, colaborou ativamente durante muitos anos no Conselho Curador da FJC e ocupou o cargo de presidente da Fundação Vitae, instituição que por mais de duas décadas estabeleceu parceria com a Fundação José Carvalho em diversos projetos, inclusive na construção da própria Escola Rolf Weinberg.

Interligadas pelo Programa Raízes do Amanhã, a Escola Rolf absorve os alunos egressos da Escola Tina, dando continuidade do projeto em regime de alternância, mediante a oferta de vagas para o 9º ano do Ensino Fundamental, até o Ensino Médio que funciona integrado ao Curso Técnico em Agropecuária.

O Programa Raízes do Amanhã integra um Sistema que comporta todos os projetos voltados à Educação do Campo, unificando as propostas técnico-pedagógicas, bem como as metodologias aplicadas nesta modalidade. Atualmente, no decurso do Ensino Fundamental, são trabalhados módulos referentes ao conhecimento básico de mandiocultura, culturas sazonais, fruteiras ornamentais, horticultura, beneficiamentos, zootecnia e tratamento de resíduos sólidos.

O ciclo é concluído com o curso de formação técnica que capacita os alunos para atuarem nas áreas de fruticultura e floresta, possibilitando-lhes o ingresso no mercado local de trabalho, sem excluir as bases para a visão empreendedora como alternativa ao desenvolvimento profissional nas comunidades de origem.

A escola em números

1990
561
1532
 
101
18
12286

Galeria de Mídia

“Minha esperança no êxito funda-se no fato inconteste de que tudo que criei está impregnado de amor.”

JOSÉ CARVALHO

Onde Estamos

Como chegar
TOPO