Voltar
Aumentar Fonte   Diminuir Fonte
Controle da Fonte

Pedagogia de Alternância é tema de palestra na III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária



 “Estou aqui para apresentar aos senhores pesquisadores, educadores e alunos, um modelo de educação implantada pela Fundação José Carvalho que vem dando certo a mais de 20 anos na Bahia – a Educação de Alternânica”, disse o professor e coordenador do Curso Técnico em Agropecuária, Luiz Cláudio Ramos Cardoso, na III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, realizada entre os dias 23 e 27 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

 

Para um público de aproximadamente 200 pessoas, o professor Luiz Cláudio falou sobre as condições da educação no meio rural na Bahia; mostrou dados estatísticos que confirmam a necessidade de se criar políticas públicas de educação eficazes para atender àqueles que nascem no campo, vivem da terra e não tem acesso onde moram à qualificação profissional; e propôs ideias para criação de universidades no campo. Ele também destacou o pensamento do Dr. José Carvalho ao iniciar a proposta de Educação de Alternância na primeira escola da rede, a Escola Rural Tina Carvalho, em Entre Rios (BA).

 

“Dr. Carvalho é um visionário. E a sua sensibilidade de homem fez com que ele percebesse a necessidade de implantar um modelo de educação, uma metodologia de ensino, que não afastasse o jovem das suas origens, lhe proporcionando diferentes experiências e uma formação profissional de qualidade. A Pedagogia de Alternância é uma dessas visões”, sintetizou o professor.

 

  

Ele destacou ainda sobre o problema da saída do homem do campo para os grandes centros urbanos em busca de qualificação profissional. “Os dados estatísticos do censo 2000, apontam 32 milhões de habitantes rurais no país, que representam 18 por cento da população brasileira. Onze anos depois, o êxodo rural não parou. Somente 15,6 por cento da nossa população é residente no campo, de um total de 193 milhões de habitantes”, apontou Luiz Cláudio. E reforçou. “A Fundação José Carvalho vem trabalhando há 20 anos –  através da pedagogia de alternância, de cursos técnicos e diversos projetos junto às esferas governamentais –, para que as condições da educação no campo sejam suficientes para promover qualificação profissional de muitos jovens e adultos”.  



Voltar para o Topo



|| Fundação José Carvalho ||

www.fjc.org.br - 2016
Desenvolvido por: