Voltar
Aumentar Fonte   Diminuir Fonte
Controle da Fonte


Nossa Ideologia

Nossos Valores
Amor a Deus, ao próximo e ao Brasil
Humildade e Simplicidade
Honestidade, Transparência e Eficiência
Gratidão

Nosso Negócio
Inclusão social pela Educação

Nossa Visão de futuro
Ser referência em educação de qualidade, solidariedade e inclusão social

Nossa Missão
Formar cidadãos de caráter e capazes de construir um País melhor, proporcionando, gratuitamente, educação de qualidade a alunos carentes.



Voltar para o Topo



Histórico

A FERBASA iniciou suas atividades no município de Campo Formoso (BA), no ramo de mineração, em 23 de fevereiro de 1961, fundada pelo engenheiro José Corgosinho de Carvalho Filho, com o objetivo de produzir minério de cromo para o abastecimento da indústria nacional.

 

Em 21 de julho de 1963, entrava em operação o parque industrial metalúrgico da FERBASA, na cidade de Pojuca (BA). A fábrica foi inaugurada com capacidade instalada de 7,5 MVA, para produzir ferro cromo alto carbono e outros tipos de ligas. Atualmente, a capacidade instalada é de cerca de 264 MVA, para produzir as ligas de Ferro Cromo Alto Carbono, Ferro Cromo Baixo Carbono, Ferro Silício Cromo, Ferro Silício 75 e o Ferro Silício Especial.

 

Em 1975, José Carvalho achou que era chegado o momento de tornar realidade o grande sonho de sua vida, retribuindo o benefício social que ele obtivera ao receber bolsas de estudo que lhe permitiram cursar ensino da melhor qualidade, do primário à universidade. Cria e institui, então, a Fundação José Carvalho (FJC), entidade sem fins lucrativos e com prazo de duração indeterminado, tendo por objetivos primordiais proporcionar educação de qualidade e prestar assistência técnico-pedagógica e social a crianças e jovens carentes.

 

Para garantir a sobrevivência e a saúde financeira da FJC, em 1975, José Carvalho doou à Fundação 94% das ações ordinárias que detinha da FERBASA. Contrariando a regra geral (as empresas doam às fundações parte do seu lucro anual), ele transformou a FJC em acionista majoritária da FERBASA, abrindo mão de grande parte dos seus bens.

 

A Entidade mantém, diretamente, 6 unidades escolares e oferece orientação técnico-pedagógica, mediante convênios, a 2 estabelecimentos de ensino localizados um na Bahia e outro, em Pernambuco. Além disso, investiu, com a VITAE, em 2 Centros de Educação Complementar, em Pojuca (BA) e em Feira de Santana (BA); e, com recursos próprios, na revitalização de 2 escolas agrotécnicas, em Feira de Santana (BA) e em Amargosa (BA). Desde sua criação, a Fundação José Carvalho já educou e formou milhares de jovens, recrutados, na infância ou na adolescência, entre famílias carentes. Atualmente, 6.888 crianças são beneficiadas e educadas dentro de padrões de alta qualidade, reconhecidos por instituições e autoridades especializadas.

 

Hoje, a Fundação pode se orgulhar de cumprir integralmente os nobres objetivos que nortearam a sua criação.



Voltar para o Topo



Instituidor

José Corgosinho de Carvalho Filho



Voltar para o Topo



CONSELHO CURADOR


Presidente

José Ronaldo Sobrinho

Vice-presidente

Davi Lopes Perez

Chanceler

Marta Teixeira Barroso Fernandes

Suplente Chanceler

Bárbara Klein de Araújo Carvalho

 

 


CONSELHEIROS

 

Armando Bento Chagas

Geraldo de Oliveira Lopes

Hulda de Souza Galvão

Maria José de Oliveira

Pedro Barbosa de Deus

Selma Diniz Andrade Vaccarezza

Sérgio Curvelo Dória

 



Voltar para o Topo





 



Voltar para o Topo



|| Fundação José Carvalho ||

www.fjc.org.br - 2016
Desenvolvido por: